Você está tentando assistir uma videoaula, mas ela trava frequentemente ou não passa de um certo ponto, antes de seu final.

As videoaulas muito provavelmente estão funcionando bem. Raramente temos problemas de acesso às videoaulas que sejam resultantes de falhas no servidor dos vídeos. Esses problemas, mais provavelmente se devem a uma das razões que apresentamos abaixo.

Navegador desatualizado

Nossas videoaulas estão armazenadas no repositório do Vimeo.com onde são processadas de modo a seguir o padrão mais moderno de codificação de vídeo MP4. Para assistir esses vídeos, o seu navegador precisa estar com seus decodificadores de vídeo atualizados. Por isso, quando você encontra dificuldades para rodar os arquivos, quase sempre essa dificuldade pode ser resolvida com uma simples atualização do software de seu navegador. Esta é uma solução bastante simples, e gratuita, para assistir às videoaulas sem problemas.

Se você não tem certeza sobre como atualizar seu navegador, visite a página “Browse Happy“, que publica os links para atualização de cada um dos principais navegadores de Internet. Manter o navegador atualizado é importante também para reforçar a segurança de seu dispositivo de conexão à Internet. Falhas que criam risco de invasão por hackers ou vírus têm sido constantemente detectadas e corrigidas com versões atualizadas desses programas. Procure configurar seu navegador para atualização automática. Assim você não precisa se preocupar mais com isso.

Conexão com a Internet

Os planos de acesso à Internet costumam prever o uso frequente a videos online, embora nem sempre alcancem a velocidade de acesso necessária para videos de alta resolução. O fato é que alguns provedores de acesso à Internet prometem um desempenho superior ao que os planos oferecidos realmente são capazes de sustentar. Normalmente o aplicativo de exibição dos nossos vídeos detecta automaticamente esse problema e seleciona uma versão da aula em resolução mais baixa para evitar os travamentos. Mas se você perceber que essa seleção automática não está ocorrendo, por qualquer razão, siga o procedimento abaixo.

Verifique se, na parte de baixo da telinha da videoaula, aparecem em cinza ou em verde as letras “HD”. Se estiverem ali, clique sobre elas para selecionar uma resolução mais baixa. Isso diminui consideravelmente o tamanho do arquivo que você estará acessando, e pode resolver os travamentos – se eles forem causados por problemas com seu sinal de Internet.

Note que muitos planos de acesso à Internet têm uma quota-limite mensal. Após vencer esse limite, o seu acesso pode continuar aberto, mas em velocidade muito lenta. Se o seu plano é desse tipo, é recomendável que você não assista aos vídeos online, mas sim que faça o download da aula (se esta opção estiver disponível para o seu curso) na resolução mais baixa (Mobile), para assistir offline, em seu dispositivo de acesso.

Limites no seu equipamento

Esta hipótese é a menos provável, e também a mais difícil de se resolver. Seu equipamento pode estar com a memória RAM ou a capacidade de processamento de CPU ou de placa gráfica limitadas. Nesse caso seus recursos podem se mostrar insuficientes para atender às demandas de processamento do vídeo que você quer assistir. Há duas possibilidades de solução para este problema.

A primeira alternativa é otimizar o uso dos recursos de seu equipamento, fechando, por exemplo, todos os programas que estejam abertos e que possam estar consumindo recursos de memória ou de processamento de sua máquina, antes mesmo de abrir o navegador para acessar as aulas. Ou então verifique se há muitas abas abertas simultaneamente em seu navegador – nesta hipótese feche todas as abas que puder, para concentrar os recursos do equipamento no processamento do vídeo.

A segunda alternativa, se a primeira não for suficiente, é aumentar a memória da máquina, ou mesmo trocar seu dispositivo de acesso por outro que já venha com uma maior capacidade do processador gráfico ou de gerenciamento de memória.